Parceria prevê instalação de mais uma câmera em Lajeado…

Lajeado – Uma parceria entre a administração municipal e empresários prevê a instalação de uma nova câmera de videomonitoramento no Centro, até o mês que vem. O equipamento complementa o projeto comunitário de segurança e deverá ser instalado na Rua Julio de Castilhos. Uma análise técnica determinará se a câmera ficará no cruzamento com a Rua Francisco Oscar Karnal ou com a Rua João Batista de Melo.

O anúncio do reforço no videomonitoramento foi feito após uma reunião com os empresários, na sala de monitoramento na sede do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM) de Lajeado, na quarta-feira (4). Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SSPC), Gerson Teixeira, os pontos foram escolhidos conforme a necessidade de ampliação do videomonitoramento e a sugestão dos empresários que estão dispostos a colaborar com a instalação, que deve custar aproximadamente R$ 12,5 mil. O secretário afirma que possivelmente a câmera fique na esquina da Rua Francisco Oscar Karnal, onde já existe um poste adequado e estão localizados três estabelecimentos bancários.

Migração da criminalidade

Teixeira reconhece que desde a implementação do sistema de videomonitoramento, em fevereiro deste ano, os crimes mais comuns, como furtos e roubos, migraram da área central para outras regiões da cidade. Em outubro, Lajeado registrou 71 roubos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 28. Maior parte dos crimes ocorreu em locais não vigiados pelas câmeras. Ainda em outubro, a Brigada Militar deteve 44 pessoas em flagrante, sendo 11 por roubos.

De acordo com o secretário, o projeto poderá ser ampliado para os bairros, mas a proposta depende do apoio comunitário. Por enquanto, não há previsão de instalação de câmeras em outras áreas. “O município não tem como arcar com essa despesa, então as câmeras poderão ser instaladas somente quando houver participação de empresários e da própria comunidade para arcar com os custos”, destaca.
Saiba Mais

Atualmente 15 câmeras estão em funcionamento. Além da nova aquisição para a Rua Julio de Castilhos, há previsão de uma parceria que possibilite a colocação de um equipamento no Bairro Universitário. A instalação poderá ser feita com aproveitamento da rede de fibra-óptica de uma câmera colocada no Bairro São Cristóvão, entre as avenidas Senador Alberto Pasqualini e Piraí.

Audiência pública reunirá chefias da segurança

Nos próximos dias deverá ser anunciada a data de realização de uma audiência pública com a cúpula da segurança pública no Estado e a comunidade lajeadense. O encontro reunirá o Comandante-Geral da Brigada Militar, o chefe da Polícia Civil, a direção da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e do Instituto Geral de Perícias (IGP), além das autoridades locais.

O objetivo da audiência é discutir as demandas dos órgãos de segurança de Lajeado e as consequências da falta de efetivo, que contribuem com os índices de criminalidade. De acordo com Teixeira, a comunidade poderá participar da reunião, apresentando sugestões e reivindicando apoio à segurança.

1

Crédito da notícia: Natalia Nissen